terça-feira, 24 de novembro de 2009

CASAMENTOS / A Riqueza dos Detalhes

Muitas pessoas às vezes não prestam atenção em fotos de detalhes. Porém são esses pequenos "segredos" que tornam o trabalho fotográfico completo (desde que seja bem feito). Além disso o profissional deve fazer essas fotos com cautela e nunca "viajar" nessas imagens sem esquecer o principal: A Cobertura Do Evento.

Há situações onde o foco manual se torna necessário e até obrigatório. Mas se você trabalha com um equipamento que lhe dê o foco preciso aí não tem problema. Pode usar o automático à vontade. Que aliás é o mais recomendado em eventos sociais e externas.

Conheço profissionais que quando começaram a carreira achavam mais "profissional" usar o foco e os outros recursos da câmera no manual. Porém, após acompanhar a evolução dos equipamentos ao longo dos anos, eles perceberam que certos recursos só se usa com muita prática ou em emergências. O que importa é a qualidade final da imagem e a sensibilidade técnica do fotógrafo. Já dentro do estúdio a história muda de figura. Praticamente todos os recursos manuais de Foco (raramente), Íris (obturador), Velocidade e ISO são recomendados para que se tenha o sincronismo com os flashes e o controle preciso da luz.

Um exemplo de foco manual é o dessa foto abaixo de Cintya Magaldi. Numa situação em certa distância usando a teleobjetiva e com tantos objetos em movimento foi preciso focar as alianças para não "enlouquecer" o foco automático. Porém, se você possui experiência em travar o foco antes de disparar, ótimo. Mas é sempre bom conhecer todas as técnicas.

Como você pôde perceber na foto acima, a situação estava "um pouco apertada". Daí a precisão do foco no objeto central.

Nessa postagem usei imagens de vários casamentos feitos por nós, entre igreja e externas, para ilustrar as várias situações e ângulos que só o olho de um bom fotógrafo pode enxergar.

Fernando Magaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário